Início »
O pós-operatório da rinoplastia é uma etapa fundamental para que essa cirurgia plástica apresente os resultados esperados pelo paciente e tenha menos riscos de complicações que podem levar a problemas na cicatrização.
Dessa forma, é fundamental que o paciente saiba quais os cuidados que devem ser tomados durante o pós-operatório da rinoplastia. Essas informações devem ser conversadas com o cirurgião plástico responsável ainda na pré-consulta.
Veja a seguir quais sintomas podem ocorrer depois da cirurgia de rinoplastia e quais cuidados são importantes nessa fase.
pós-operatório da rinoplastia: quais os sintomas?
Como qualquer cirurgia plástica, a rinoplastia também causa alguns desconfortos no processo de recuperação, que devem ser conhecidos pelo paciente. Após a cirurgia, o médico colocará micropore e uma tala para imobilizar o nariz, normalmente esses cuidados são substituídos por um curativo normal após uma semana.
Os edemas também são bastante comuns no pós-operatório da rinoplastia, portanto, o paciente não deve se desesperar caso identifique alguns sintomas, como:
congestão nasal somada a dificuldade para respirar ou sentir cheiro, condição frequente até o terceiro dia após a cirurgia, que pode demorar alguns meses para normalizar;
os edemas e inchaços são sinais bastante comuns e podem provocar outros sintomas;
sangramentos podem ocorrer nos dois primeiros dias, sendo comum algumas gotas de sangue apenas. No caso de sangramentos mais intensos, o médico deve ser informado imediatamente;
dormência no nariz é outro sintoma que pode ser identificado pelo paciente submetido à rinoplastia;
o inchaço comum pode estender-se até o lábio superior, dificultando um pouco os movimentos da boca nos primeiros dias.
Consciente de que esses problemas podem acontecer, o paciente pode seguir uma série de cuidados que possibilitam amenizar os desconfortos e complicações no pós-operatório da rinoplastia.
quais cuidados tomar durante a recuperação?
Durante a recuperação da rinoplastia, alguns cuidados podem ser tomados pelos pacientes, pois permitem uma recuperação mais rápida e adequada e também possibilitam um resultado mais satisfatório com a cirurgia plástica. Confira alguns deles:
- manter a cabeça elevada é muito importante para uma cicatrização adequada da região, isso inclui os períodos de repouso, horário de dormir e também evitar abaixar a cabeça no dia a dia, pelo menos nas primeiras semanas;
o uso de compressas frias já nos primeiros dias após a rinoplastia é uma alternativa para amenizar o inchaço. - Lembre-se de não colocar peso sobre o nariz e não deixar o gelo diretamente em contato com a pele;
- fazer algumas sessões de drenagem linfática facial pode ajudar em uma recuperação mais rápida, pois melhora a circulação sanguínea e diminui os edemas e inchaço;
- evitar o consumo de álcool e o tabagismo também é muito importante para uma recuperação adequada;
- tome apenas os medicamentos prescritos pelo médico e não se automedique durante o tratamento;
- evite exposição excessiva ao sol e lembre-se sempre de usar protetor solar para evitar manchas na pele e sangramentos;
- não faça atividades físicas que não sejam liberadas pelo médico, a alta completa pode demorar de dois a três meses;
- não use óculos até que o médico libere, pois o peso da armação pode prejudicar a recuperação e cicatrização.
Seguindo corretamente as indicações do cirurgião plástico, as chances de uma recuperação mais adequada e satisfatória são maiores.
Normalmente, os resultados mais superficiais podem ser vistos quando o inchaço começa a regredir, entretanto, são necessários cerca de dois meses para que o rosto desinche completamente. Os resultados podem demorar entre seis meses e um ano para serem vistos, pois o processo de cicatrização é lento e pode influenciar as estruturas nasais quando ainda não estiver completo.
O pós-operatório da rinoplastia exige diversos cuidados e restrições ao paciente, no entanto, com o repouso adequado aumentam as chances de uma recuperação mais tranquila e melhores resultados com a cirurgia plástica.