Início » quais as principais técnicas para levantar a sobrancelha?

A busca por traços harmoniosos no rosto é muito comum para homens e mulheres

Quando a elasticidade na região da testa é perdida, pode ocorrer uma expressão com aparência de cansaço e comprometer a jovialidade na face, entretanto, levantar a sobrancelha traz um toque especial equilibrando a estética facial, restabelecendo um semblante mais leve e jovem.

No rosto, particularmente na parte perto dos olhos, é notável o passar dos anos, justamente por ser uma pele mais fina, esse local está mais propenso à queda do supercílio. Satisfatoriamente a operação para levantar a sobrancelha é uma alternativa para devolver a jovialidade do local.

cirurgia que ergue a sobrancelha

Decorrente da passagem do tempo, o desgaste cutâneo é ocasionado principalmente por questões genéticas, estado hormonal e reações metabólicas como o estresse oxidativo (perda da função celular).

Procurada por pessoas na faixa de quarenta a sessenta anos, a técnica de levantar a sobrancelha tem a finalidade de diminuir as impressões de envelhecimento. No entanto, em algumas pessoas os sinais aparecem precocemente, devido à exposição excessiva ao sol ou questões genéticas, quando isso acontece a técnica é indicada também para pacientes mais jovens.

procedimentos para elevar a sobrancelha

Mais do que simples traços de pelos, a sobrancelha tem a função de proteger os olhos contra a transpiração, poeira e excesso de luz. Diversas pessoas sentem desconforto e queixam-se com a queda do supercílio, mas muitos métodos contribuem para levantar a sobrancelha. Conheça mais sobre as técnicas:

Sutura Silhoutte — conhecida também como “fio da juventude”, a técnica é feita com um material absorvível (ácido polilático) para elevar a área tratada.
Botox — realizado com toxina botulínica, tem a função de deixar as marcas de expressões quase imperceptíveis, após injetado nas rugas, há um bloqueio dos estímulos dos neurônios para os músculos, evitando a contração muscular.
Browlifiting — nesse processo a sobrancelha é levantada, alinhando o contorno e permitindo um olhar mais aberto e jovem. Feito por meio de pequenas incisões ocultas no couro cabeludo e com um endoscópio (como uma caneta com uma câmera na ponta) interligado a um monitor para uma visão mais clara das estruturas sob a pele.
Aplicação de ácido hialurônico — indicado para olheiras profundas que produzem sulcos abaixo dos olhos, realizado com seringas para trazer sustentação instantânea ao rosto.

cuidados para realização do procedimento

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) consideram a intervenção como sendo segura desde que seja realizada por especialistas. Para levantar a sobrancelha o profissional precisa ser qualificado em dermatologia ou cirurgia plástica.

Para realização da cirurgia é usada a sedação intravenosa, que pode ser anestesia local ou geral, de acordo com a indicação do médico. Normalmente, a intervenção leva de meia hora a duas horas, dependendo da técnica utilizada. O tempo de internação do paciente depende do tipo de anestesia, porém a alta costuma ocorrer no mesmo dia da operação.

Na fase do pré-operatório o cirurgião avalia a saúde do paciente e passa algumas orientações, como: parar de fumar de quinze a trinta dias, suspender o uso de medicamentos que intervenham na coagulação, não consumir bebidas alcoólicas e fazer dez horas de jejum.

Após a realização do procedimento, a área tratada apresentará uma pequena vermelhidão. O paciente não deve exercitar-se no dia e nem ficar manuseando o local, também é necessário dormir com a face voltada para cima e não tomar sol no local por noventa dias para evitar manchas permanentes.

Dentro de seis meses será possível observar o resultado definitivo, porém nota-se uma melhora na aparência após o desaparecimento do inchaço. O tempo é necessário para adequação dos tecidos em seus novos lugares.

Toda cirurgia apresenta riscos, para levantar a sobrancelha deve-se seguir as recomendações médicas, com objetivo de evitar complicações, como: dor na área, sangramento intenso, infecção nas incisões, problemas na cicatrização, assimetria facial e alteração na sensibilidade da pele.

O procedimento para levantar a sobrancelha tem alcançado resultados duradouros e satisfatórios. O uso da técnica adequada proporcionará a melhora da beleza e a recuperação da autoestima do paciente.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin