Início »
O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. Conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais procurados por homens e mulheres de diversas faixas etárias.
rinoplastia: tudo o que você precisa saber sobre o procedimento cirúrgico
A rinoplastia é uma cirurgia plástica bastante procurada por pessoas que querem corrigir incômodos estéticos naturais ou deformidades ocasionadas por traumas no nariz. A correção plástica das narinas é usada como forma de melhorar a insatisfação estética do paciente, modelando a região de diversas formas:
Afinando a ponta do nariz ou as asas nasais;
Mudando o tamanho do nariz;
Mudando o formato do nariz;
Realinhando o ângulo do nariz;
Diminuindo o “calo” do nariz (giba óssea);
Corrigindo danos nasais como o desvio de septo nasal.
A cirurgia de rinoplastia pode ser feita de duas formas com técnicas distintas, que variam conforme a necessidade do paciente e a indicação do médico.
Rinoplastia aberta (exorrinoplastias): Essa técnica costuma ser mais indicada para pacientes que vão modelar e fazer grandes alterações na região da ponta do nariz. Nesse procedimento, são feitas pequenas incisões na parte interna de cada uma das narinas e na columela (região da base do nariz). Isso permite que o médico tenha acesso ao osso e à cartilagem e consiga examinar com mais cuidado toda a estrutura nasal do paciente, obtendo assim, um resultado cirúrgico mais satisfatório.
O tempo médio dessa cirurgia é de 2 horas.
Rinoplastia fechada (endonasal): Na rinoplastia fechada o cirurgião plástico não realiza o “levantamento” da base inferior do nariz, ou seja, o procedimento é conduzido sem a visão do médico da estrutura nasal. Uma das vantagens dessa técnica é que o paciente se recupera mais rápido do inchaço da rinoplastia e adquire uma aparência mais natural no nariz.
O tempo médio dessa cirurgia é de 2 horas.
Os resultados da rinoplastia começam a ser vistos nos primeiros 30 dias após a realização da cirurgia. É importante que o paciente siga as orientações médicas e mantenha os devidos cuidados com a região do nariz, para ter resultados mais rápidos e satisfatórios.
fatos sobre o inchaço da rinoplastia
Uma das principais dúvidas que surgem nos pacientes que vão realizar o procedimento cirúrgico de correção nasal é sobre o inchaço da rinoplastia em seu pós-operatório e sua recuperação.
O inchaço após a rinoplastia é causado por diversos fatores:
O nariz é um dos lugares mais sensíveis do corpo;
É a região que mais demora para desinchar e cicatrizar por conta de sua sensibilidade;
A reabsorção do edema no nariz se dá lentamente;
É uma cirurgia delicada.
O fundamental é que o paciente tenha paciência e siga as recomendações médicas prescritas pelo cirurgião plástico. O inchaço da rinoplastia é uma resposta natural do corpo e passa por algumas etapas:
Nos 3 primeiros dias: o paciente terá um inchaço significativo na região do nariz.
Nos primeiros 7 dias: o inchaço da rinoplastia vai diminuindo gradativamente — o curativo é retirado no consultório médico após uma semana da realização da cirurgia.
Nas duas primeiras semanas: o inchaço após a rinoplastia vai diminuindo e a melhora vai ficando cada vez mais perceptível. O paciente vai voltando, gradualmente, à sua rotina normal de trabalho ou estudo.
Nos primeiros meses após a cirurgia: o inchaço da rinoplastia estará praticamente imperceptível aos olhos do paciente e de outras pessoas.
Nos próximos 90 a 120 dias: cerca de 80% do inchaço estará eliminado e o nariz começa a tomar a sua nova forma. Nessa etapa continua sendo fundamental que o paciente continue tomando os devidos cuidados com a região e tenha acompanhamento médico.
como aliviar o inchaço da rinoplastia no pós-operatório?
Abaixo, o Dr. Pellarin evidenciou alguns cuidados que se tornam essenciais e podem ajudar a aliviar o inchaço após a rinoplastia e auxiliar na boa recuperação do paciente que se submeteu ao procedimento da cirurgia nasal.
Seguir corretamente as recomendações prescritas pelo médico;
Ter uma boa alimentação;
Ficar de repouso relativo durante uma semana;
Evitar atividades que demandam esforços físicos;
Evitar exposição ao sol, vento e friagem;
Fazer compressas frias para diminuir o inchaço da rinoplastia;
Realizar sessões de drenagem linfática;
Higienizar bem as mãos antes de lavar o rosto;
Cuidar bem dos curativos;
Lavar as narinas com soro fisiológico;
Manter a cabeça alta durante o sono e no dia a dia;
Utilização de anti-inflamatórios e analgésicos para auxiliar no alívio das dores e inchaço da rinoplastia.