Início »
A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto a aparência é uma preocupação tanto feminina quanto masculina. Com essa alta procura, uma dúvida recorrente é se a rinoplastia masculina difere da feminina.
A rinoplastia masculina tornou-se mais comum enquanto alguns preconceitos relacionados à satisfação estética dos homens foram superados. Atualmente, eles também fazem parte do público que frequenta clínicas de cirurgia plástica, salões de beleza e outros espaços do tipo.
Inicialmente, é preciso entender que a cirurgia de rinoplastia é muito semelhante entre homens e mulheres e apresenta níveis de satisfação parecidos entre os sexos.
quais as diferenças entre a rinoplastia masculina e feminina?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que as diferenças na aparência de homens e mulheres indiquem procedimentos diferentes, isso não acontece na prática. A diferença mais expressiva se resume aos anseios que levam cada grupo a procurar um cirurgião plástico e também às características físicas de cada gênero no planejamento do procedimento cirúrgico.
A seguir apresentamos algumas das etapas da rinoplastia masculina. Confira!
face harmônica
Nos homens o nariz costuma ter proporções naturalmente maiores, assim como um dorso mais retilíneo e a ponta com rotação entre 90 e 95 graus, enquanto nas mulheres a rotação normal varia entre 95 e 105 graus. Assim, um nariz harmonioso com a face é, normalmente, diferente em homens e mulheres.
Um exemplo é que os homens têm tendência a ter um nariz maior e mais largo e, ainda que essas características possam ser alteradas, o objetivo da cirurgia plástica é sempre respeitar as individualidades e a harmonia facial.
indicações do procedimento
Um fator importante é que a avaliação do cirurgião plástico considera as demandas individuais do paciente, independentemente do gênero. A partir das considerações e desejos do paciente, o médico define a técnica que será usada e qual será a extensão das alterações feitas.
A rinoplastia pode ser realizada a partir dos 16 anos, quando as estruturas do nariz, como osso e cartilagem, já estão totalmente desenvolvidas. Entre as mudanças que podem ser realizadas inclui-se:
Diminuir ou aumentar o tamanho do nariz;
Alterar o formato da ponta e do dorso nasal;
Corrigir o “nariz de batata” ou tamanho das asas nasais;
Corrigir o nariz torto;
Reduzir o tamanho das narinas;
Afinar a ponta;
Amenizar uma giba nasal proeminente;
Mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.
demandas funcionais
Estima-se que 40% dos homens roncam, enquanto na população feminina essa estimativa é de 30%. Entre as principais causas do ronco estão problemas nas vias respiratórias, como desvio de septo e hipertrofia dos cornetos, que consiste em uma carne esponjosa localizada no interior da cavidade nasal.
Esses problemas podem ser congênitos ou resultantes de traumas sofridos na face. Nesses casos, a cirurgia também pode ajudar a resolver problemas respiratórios.
Dessa forma, muitos pacientes buscam o cirurgião plástico para ter a conveniência de reunir em uma única intervenção cirúrgica as demandas estéticas e funcionais, garantindo a harmonização facial somada à melhor capacidade respiratória.
como é realizada a rinoplastia em homens?
No caso da rinoplastia masculina, o cirurgião plástico pode optar pela rinoplastia aberta ou pela rinoplastia fechada.
A rinoplastia aberta inclui a realização de uma pequena incisão na columela, que fica entre as narinas e outra na parte interna, para “abrir” as estruturas e permitir uma melhor visão durante o procedimento.
Nesse caso, a cicatriz fica aparente, apesar de ser discreta, mas é a técnica mais apropriada para realizar mudanças estéticas no nariz, principalmente se forem de grande extensão.
Outra opção é a rinoplastia fechada, na qual a incisão é realizada apenas na parte interna do nariz. Essa técnica é menos invasiva e mais rápida, mas limita a visualização das estruturas nasais, restringindo as possibilidades de alteração estética.
Independentemente de ser realizada em homens ou mulheres, a alta hospitalar costuma acontecer em até 24 horas. Apenas em casos excepcionais a internação se estende para além desse prazo.
Antes da liberação, o paciente recebe uma série de recomendações para manter os cuidados pós-operatórios em casa.
como é a recuperação da rinoplastia masculina?
No geral, é necessário de dois a três meses para amenizar inchaço e edemas da face e entre seis meses e um ano para verificar o resultado da cirurgia.
Destaque-se que para uma recuperação adequada é essencial que o paciente siga as recomendações médicas, que incluem repouso, evitar atividades extenuantes, não se expor ao sol, alimentar-se corretamente, fazer compressas frias, manter a cabeça elevada em relação ao tronco e outras.
De qualquer forma, a escolha de um cirurgião plástico capacitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) é fundamental para um melhor resultado da rinoplastia masculina.